26 de março de 2013

Cantera, o futuro do Benfica e da Selecção?

Em dia de mais um jogo decisivo da nossa Selecção, em que mais uma vez a calculadora vai ter funcionar, vou analisar os "tuguinhas" da nossa formação e tentar avaliar se poderão ser de facto uma valia para o clube e para Portugal.


Então os jogadores que na minha opinião terão um futuro mais promissor (analisando dos sub-17 à equipa B), nunca deixado de ressalvar que por vezes a passagem a sénior afecta uns e beneficia outros, são:

Renato Sanches - Um médio-centro com grande qualidade, joga preferencialmente nas posições 8 e 10. Segura muito bem a bola e tem excelente visão de jogo, sendo presença habitual nas selecções jovens de Portugal.

Yuri Ribeiro - O irmão de Romeu Ribeiro é um belíssimo defesa, habitualmente joga na esquerda mas pode fazer jogar numa posição mais central. Nasceu na Suíça mas felizmente joga pelo nosso país.

Romário Baldé - É um projecto que tem tudo para dar no próximo grande atacante formado no clube. Desde os 12 anos no Benfica é neste momento, com 16 anos, presença habitual nos juniores (!) isto diz muito sobre a qualidade deste jovem natural de Bissau. Tem grandes parecenças com outro jovem que está agora a aparecer "entre os grandes", falo do Bruma, têm a mesma origem, a mesma posição e penso que têm tudo para serem o futuro de Portugal.

Gonçalo Guedes - Um menino totalmente "Made in Benfica", belíssimo avançado que pode jogar como 2º atacante ou mais descaído para as alas. O facto de ter sido inscrito este ano, com apenas 16 anos, nas competições europeias pelo Benfica demonstra que a aposta em Gonçalo Guedes é grande.

André Ferreira - Guarda-Redes contratado recentemente ao Nogueirense, tendo já uma clausula de rescisão de meio milhão de euros. Todos lhe auguram um grande futuro entre os postes das balizas do Benfica e consequentemente da nossa selecção.

João Nunes - Central de grande classe dos juniores benfiquistas. Presença habitual nos sub-17 de Portugal e ainda nas escolhas de Norton de Matos para a equipa B.

Raphael Guzzo - A bola quando chega aos seus pés fica redonda, tem aquele toque de bola dos predestinados. Não é por acaso que com idade de júnior vem sendo muitas vezes chamado aos titulares da equipa B. Nasceu em São Paulo (Brasil) mas veio muito cedo para Portugal.

Bernardo Silva - O capitão dos juniores é um jogador bastante evoluído tecnicamente, mas também tacticamente o que nem sempre é fácil nestas idades. É muito esclarecido para a sua idade e vê-se que sabe bem o que quer.

Sancidino- Um dos jogadores mais irreverentes da sua geração, é um extremo espectacular que tanto pode jogar na esquerda como na direita. No próximo ano deve integrar a equipa B e tem tudo para ser uma das estrelas da 2ª liga.

João Cancelo - Tenho poucas dúvidas que será o futuro lateral-direito da selecção. Oxalá não se perca e temos aqui mais uma pérola da nossa formação.

Ivan Cavaleiro - É daqueles jogadores ao quais lhe faz bem a passagem a sénior, evolui bastante a ponto de se tornar indiscutível da equipa B, se continuar a evoluir vai chegar longe.

Bruno Varela - Já à pouco tempo tinha feito uma avaliação das sua capacidades. É para mim um típico guarda-redes negro, com grande elasticidade, é destemido e tem uma excelente estampa física (1,91m), sendo um produto das escolas do Glorioso (está no Benfica desde os 13 anos).
 
André Gomes -  Já nem devia contar para esta lista, é já uma valor certo da nossa formação, tendo já sido chamados aos trabalhos da selecção AA por Paulo Bento. Com apenas 19 anos é, depois de Manuel Fernandes, o último bom produto da formação encarnada.

Miguel Rosa - O capitão da equipa B, é um dos jogadores menos valorizados do nosso país, é incrível como aos 24 anos ainda não teve uma oportunidade na 1º Liga e nem é um dos seleccionáveis de Portugal.


O que acham destes jogadores? São realmente o futuro da selecção ou a maioria vai perder-se entretanto?
Agradeço outros nomes e respectivas características!!

2 comentários:

  1. Concordo com estes nomes. Todos eles têm muita qualidade. Acrescento o Guga, centro campista, que é juvenil senão me engano.

    ResponderEliminar
  2. sem dúvida está a ser feito um excelente trabalho no Benfica e todos eles podem ter futuro juntando alguns do Sporting e Porto não esquecendo outros clubes temos futuro na selecção o pior é mesmo o presente...

    ResponderEliminar